Also in: | |

Aldeias do Xisto – Serra da Lousã photo gallery

As Aldeias do Xisto – Serra da Lousã são aldeias compostas na grande maioria por casas serranas construidas em pedras de Xisto, material que abundava em grandes quantidades nessas áreas e que foram parcial ou totalmente recuperadas.
Em torno da vila de Lousã e com maior predominância na Serra que deu nome a vila, encontrara vários exemplos de aldeias de xisto e vestígios da vida rural que aqui se vivia.
Visitar estas antigas Aldeias de Xisto é uma experiência muito especial que o/a levara por antigos caminhos por entre as montanhas e para estas povoações muito especiais.
O que se pode observar são os antigos edifícios construidos a partir de pedra de xisto e madeira com tudo o que parece um mini ambiente confortável.
Pequenas ruas, pequenas sombras e fontes de agua, áreas comunitárias e antigos prédios comerciais.

Este ambiente único construido pelas gentes que aqui habitaram contrastam com a paisagem, com as vistas da montanha que são de perder o fôlego e com o ar muito limpo.

Toda a região esta a ser reabilitada para turismo e é excelente para quem pretenda apreciar as paisagens, passeios pedestres e desportos na natureza.
A região deve decididamente visitada por quem viajar pela ao centro de Portugal e constitui uma fresca alternativa nos dias quentes de verão ou uma viagem confortável pela montanha nos dias mais frios.

A web site sobre as Aldeias do Xisto existe atualmente em língua portuguesa mas dispõe de fotos e mapas Aldeias do Xisto pagina oficial