Also in: | |

Convento da Ordem de Cristo photo gallery

Este será honestamente um dos mais belos Castelos que conhecemos em Portugal. Consta da lista de património Mundial da Unesco desde 1983 e indiscutível e vislumbrante locais para visitar.

O castelo foi mandado construir por Gualdim Pais, Mestre da Ordem de cavaleiros Templários. A construção do Castelo de Tomar iniciou-se em 1 de Março de 1160, conforme inscrição epigráfica em seus muros.. Por volta do século 14 a ordem de Templários foi dissolvida por ordem do Papa Clemente V (1312), o rei D. Dinis (1279-1325) acautelou a posse dos bens dela no reino. Para melhor administrá-los, criou a Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo (1321), inicialmente com sede em Castro Marim, no Algarve, transferindo-lhe o património da antiga Ordem. Poucos anos mais atarde, entretanto, a sede da nova ordem foi transferida para Tomar (c. 1338).
O Infante D. Henrique, na qualidade de Governador da Ordem de Cristo, terá tido residência no Castelo de Tomar. Posteriormente, o castelo foi objeto da atenção de D. Manuel (1495-1521) e de D. João III (1521-1557) através de obras de restauração e reforço, quando foi ampliado o Convento de Cristo.
Wikipedia