Also in: | | |

Mosteiro da Batalha photo gallery

O Mosteiro da Batalha oficialmente chamado mosteiro de Santa Maria da Vitória foi mandado construir depois da batalha de Aljubarrota em 1385 por ordem do rei Dom João I.
Foi construido como forma de agradecimento a Deus pela vitoria na batalha de Aljubarrota, em que com um exercito 5 vezes inferior ao de Castela, conseguiu manter o trono e a independência de Portugal da Espanha.

A construção deste imenso monumento levou mais de 150 anos a ser concluído, e essa a principal razão por nele se encontrar tanto arquitetura Gótica e Manuelina representadas neste mosteiro.

O mosteiro pertencia a ordem Dominicana, ordem essa que era composta por freires e não por monges, quer isto dizer que os freires não viviam dentro do mosteiro e não viviam de forma isolada a sua existência e tinham uma importante função na sociedade, as suas principais tarefas eram trabalho de caridade, ajudar os pobres, pregando e evangelizando.

Com o passar dos séculos foram adicionados aspetos ao mosteiro, e hoje incluem a igreja, dois claustros com dependências anexadas e dois panteões reais, a capela fundadora e as capelas inacabadas.

O mosteiro da Batalha é desde 1983 considerado património da humanidade pela UNESCO.
Para ler mais acerca do mosteiro da Batalha por favor visite o site oficial do governo.mosteirobatalha.pt