Mosteiro de Alcobaça Portugal photo gallery

O Mosteiro de Santa Maria d’Alcobaça ou Mosteiro de Alcobaça na pequena vila de Alcobaça é o maior mosteiro Gótico em Portugal, e é um mosteiro muito impressionante.
O Mosteiro de Alcobaça integra a Lista do Património Mundial da UNESCO desde Dezembro de 1989 e continua a fascinar.
A construção iniciou-se na primeira metade do século XII por ordem do 1o rei de Portugal, Dom Afonso Henriques em 1139 após ter sido proclamado Rei de Portugal.
O mosteiro esta então ligado ao inicio da monarquia em Portugal.
O mosteiro foi doado por Dom Afonso Henriques em reconhecimento pela vitoria na batalha de Santarém em 1152. Foi começado em 1178 pelos monges de Cister. É um grande exemplo da arquitetura gótica Cisterciana.
Dentro do mosteiro encontram-se os impressionantes túmulos góticos de Castro e Dom Pedro I. Inês de Castro e Dom Pedro tiveram uma apaixonante relação que durou até à morte de Dona Inês de Castro. A relação teve inicio anterior à morte de sua esposa, Constança e durou 16 anos.
Inês foi assassinada a mando de Dom Afonso IV, pai de Dom Pedro I, o qual recusou que Dom Pedro I se casasse com Dona Inês de Castro, levando o casal a viver uma relação amorosa às escondidas em segredo.
As razoes da recusa e consequente assassinato forma movidas por razoes políticas e estratégicas.
O romance inspirou muitos livros e filmes.
O Monumento e a sua historia magia e magnificência, a relação amorosa e as suas implicações, irão provavelmente inspirar muitos mais.

Leia mais acerca do mosteiro de Alcobaça no site da Unesco.