Found in: | |

Convento da Ordem de Cristo

Convento da Ordem de Cristo

Este será honestamente um dos mais belos Castelos que conhecemos em Portugal. Consta da lista de património Mundial da Unesco desde 1983 e indiscutível e vislumbrante locais para visitar.

O castelo foi mandado construir por Gualdim Pais, Mestre da Ordem de cavaleiros Templários. A construção do Castelo de Tomar iniciou-se em 1 de Março de 1160, conforme inscrição epigráfica em seus muros.. Por volta do século 14 a ordem de Templários foi dissolvida por ordem do Papa Clemente V (1312), o rei D. Dinis (1279-1325) acautelou a posse dos bens dela no reino. Para melhor administrá-los, criou a Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo (1321), inicialmente com sede em Castro Marim, no Algarve, transferindo-lhe o património da antiga Ordem. Poucos anos mais atarde, entretanto, a sede da nova ordem foi transferida para Tomar (c. 1338).
O Infante D. Henrique, na qualidade de Governador da Ordem de Cristo, terá tido residência no Castelo de Tomar. Posteriormente, o castelo foi objeto da atenção de D. Manuel (1495-1521) e de D. João III (1521-1557) através de obras de restauração e reforço, quando foi ampliado o Convento de Cristo.
Wikipedia