In: |

Fonte das Figueiras, Santarém

A Fonte das Figueiras, Santarém  esta situada em São Salvador, uma das freguesias de Santarém. A Fonte das Figueiras situa-se entre a cidade de Santarém no topo do vale na pequena aldeia de Ribeira de Santarém.

A Fonte terá sido provavelmente mandada construir durante o reinado de D. Dinis e/ou D.Afonso IV e com a colaboração dos concelhos conforme indicam os dois brasões decorativos que se podem ver nas paredes.
Foi construida durante o século XIIIV e tornou-se em monumento nacional a partir de 1910.

A Fonte das Figueiras apresenta uma planta quadrangular, acompanhada apoios nos cantos em cada elevação. Um exemplo raro que sobreviveram ate aos dias de hoje da arquitetura gótica civil e uma das fontes que demonstra como a agua era fornecida as populações durante a idade media em Portugal.

A Fonte das Figueiras esta localizada por detrás de uma estrada curva e muito movimentada com estacionamento limitado. Será mais fácil visitar esta fonte a pé a partir do centro histórico e bairro de Marvila, facultando um bom passeio através das ruas medievais de Santarém.
Note-se que para fazer o percurso a pé, envolve ter de descer uma colina íngreme e o regresso também uma subida íngreme.

Fonte das Figueiras, Santarém photo gallery