Found in: | |

Mercado Municipal de Santarém

Mercado Municipal de Santarém

O Mercado Municipal de Santarém, é ambos, um mercado municipal em completo funcionamento e também um ponto de interesse turístico histórico.

O mercado antes de 1928, funcionava ao ar livre e com poucas condições. Nesses tempos, tal como actualmente, os agricultores das redondezas viriam até aqui para vender o que produziam.
No ano de 1928, um arquiteto português famoso, Cassiano Branco, maioritariamente conhecido pelo seu design do Café Imperio em Lisboa e do Hotel Britânia na mesma cidade, concluiu a cobertura do mercado municipal de Santarém.  Este mercado municipal é um bom exemplo da arquitetura moderna e com especial interesse destacam-se os painéis de azulejos do inicio do seculo XIX, nas paredes à volta do recinto.

Os painéis ilustram as varias paisagens Ribatejanas e os métodos de produção agrícola, a sua arquitetura e natureza da época é ainda hoje de grande relevância.

O mercado encontra-se aberto ao publico todos os dias da semana até é às 12.00 horas e aqui são vendidos, frutos, legumes, peixe fresco, carnes e plantas, todos regionais e alguns biológicos.

É um mercado sempre muito agitado onde se pode comprar bons produtos portugueses e apreciar a vida local e as suas tradições.