In: | |

Sinagoga de Tomar

A Sinagoga de Tomar, data de por volta da metade do seculo 15, é a sinagoga melhor perservada da idade medievaI em in Portugal.

A comunidade judaica de Tomar era por esta altura de grande importância e durante este periodo construiram a Sinagoga de Tomar com as tipicidades e estilo judaicas tendo a entrada principal virada para este na direção de Jerusalem. Foi contruída em estilo Gótico e lamentavelmente já não existe. A entrada confunde-se com o aspecto da maioria das outras casas na mesma rua.

A história da Sinagoga é de grande importância e parte da história de Portugal.

O Rei D. Afonso Henriques nomiou vários estudantes judeus para posições oficiais na corte até ao final do século 15, os judeus conincidiram com as restantes religeões sem quaisquer conflitos com os cristãos de Portugal.  Foi durante o reinado de D. Manuel I, que após casar-se com D.Isabela, princesa de Asturias, e sob a pressão de cristãos Espanhois e Portugueses, decretou que todos os não cristãos se deveriam converter ao cristianismo ou abandonar Portugal. Só em Lisboa foram mortos mais de 2000 judeus.

Muitos foram os judeus que ficaram em Portugal e se converteram ao Cristianismo como formalidade, mantendo a sua própria religeáo em segredo, a Sinagoga encontra-se actualmente em actividade e tem um pequeno Museo acerca da sua história e pode ser visitada.

Sinagoga de Tomar photo gallery